Óhh vida, por que?
Dilema: espremer ou não?
Mas como surgem esses monstros que assombram nossa beleza?
Cravos e espinhas são as manifestações mais comuns da acne, uma doença de pele que pode deixar marcas por toda a vida (NÃO FAÇAM COMO EU, NÃO ESPREMAM). “A acne é uma doença de pele que acomete, principalmente, adolescentes e adultos jovens", explica a dermatologista Flávia Martelli (CRM/SP 83467). Por que acontece mais nos adolescentes? Grande produção hormonal.
Nossa pele normalmente produz um tipo de gordura essencial à proteção dela, e quem realiza esse processo são as glândulas sebáceas. Por razões hormonais ou genéticas, a produção pode ser excessiva, o que faz com que boa parte do sebo fique armazenado, entupindo os poros. Bactérias se aproveitem da situação, o que aciona as células de defesa do nosso organismo. Esse processo resulta em uma inflamação com pus que, ao chegar à superfície da pele, dá origem à pústula, mais conhecida como espinha.
A acne se manifesta principalmente na face e no tronco, áreas com grande atividade sebácea. Para evitar o aparecimento das lesões, lavar a área afetada com água e sabão algumas vezes ao dia pode ajudar bastante. Já a alimentação, em alguns casos, também pode influenciar.
“Se a pessoa percebe uma piora importante quando ela come chocolate ou quando ela come alguma coisa mais gordurosa, eu oriento evitar", recomenda a dermatologista. No entanto, não é uma proibição, já que esta pode causar o estresse, fator comprovado de piora da acne.
Por ser uma doença de duração prolongada e, muitas vezes, desfigurante, a acne deve ser tratada desde o início, para se evitar cicatrizes e distúrbios emocionais. Medicamentos de uso local ou por via oral podem ser prescritos, mas tudo vai depender do seu caso. Já quem está com uma espinha e não sabe o que fazer, pode usar produtos secativos. O importante é esperar a lesão cicatrizar, já que espremer pode infectar a espinha ainda mais, piorar o quadro e, de quebra, deixar cicatrizes.
Eu tenho muitas espinhas, da raiva. Minha pele é MUITO oleosa D:
A dermatologista me prescreveu uns produtos, são ótimos, não os compra sem receita. Eles são ácidos, e tenho que usar protetor solar direto. É um sabonete (que contém ácido, limpeza profunda e deixa a pele mais fina, o que evita o entupimento frequente), uma pomada com consistência de gel (é um ácido que também limpa a pele e deixa mais fina), e um líquido que tem ácido também. Eu faço esfoliação com sabonetes, isso ajuda a limpar os poros.
Existem sim muitos produtos que ajudam a evitar as espinhas, se seu caso for muito sério você deve procurar um dermatologista e fazer tratamento.
Como evitar??
A pele mais hidratada e limpa está menos suscetível ao aparecimento dos temidos pontinhos negros, que nada mais são que o início da espinha. A alimentação também colabora para o surgimento das espinhas. Dessa forma, é imprescindível seguir uma rotina de prevenção que certamente amenizará as consequentes aparências:
1º - Lave o rosto: três vezes ao dia é um número bom. Lave quando acordar, de tarde e antes de dormir.
2º - Esfoliação, tonificação e hidratação: Conhecidos como ritual de beleza, estes três itens são essenciais para o cuidado com a pele. A esfoliação contribui para remover as impurezas da pele e desobstrução dos poros. Em seguida, tonificar significa aprofundar a limpeza propiciada pelo esfoliante e refrescar a pele, para sua melhor respiração e circulação do sangue, o que faz com que a pele fique mais iluminada. Assim, ele irá fechar os poros do rosto e promover a beleza da pele. Em seguida, o hidratante é parte fundamental do ritual de beleza diário. Opte por um hidratante que não contenha compostos oleosos e aplique diariamente. Quanto ao processo de esfoliação, se sua pele for muito oleosa, pode fazer dia sim dia não, caso seja mais ressecada, opte por realizar a esfoliação uma vez por semana.
3º - Banho sempre morno ou frio: Os banhos quentes e demorados retiram todo o sebo natural da nossa pele. Dessa forma, a sugestão é tomar um banho sempre com a temperatura média para fria e não exceder os 10 minutos.
4º - Protetor solar: Faça sol ou chuva, a aplicação do protetor é fator irremediável para uma pele saudável e a consequente boa aparência. Tanto no rosto quanto nas mãos, ele irá não só proteger contra os raios solares, como evitar o envelhecimento precoce. Qualquer exposição do corpo inteiro, a aplicação não deve ser desconsiderada. Ideal é que se reaplique a cada duas horas.
5º - Dormir com maquiagem e pele suja -> ¡¡¡ JAMAIS !!! : Durante o sono, os cuidados de beleza devem ser redobrados. Isso porque é o melhor horário para a pele absorver o hidratante. Portanto, antes de dormir, limpe a pele, retire toda a maquiagem e aproveita para passar hidrante corporal no corpo, hidratante facial no rosto e até fazer uma esfoliação nos pés e mãos e depois hidratá-las. Aproveite para retirar o desodorante e não esqueça de aplicar o hidratante nesta região também, que é suscetível ao aparecimento de pelos encravados e que mais sofre com produtos que fecham os poros, contribuindo para o escurecimento da pele da região.
6º - Água: A água é o melhor isotônico que existe. Suas propriedades naturais contribuem para tudo em nosso corpo, inclusive para hidratação da pele. Vale lembrar que não adiante gastar uma fortuna em produtos de beleza se a hidratação não começar de dentro para fora. Antes de tudo, é preciso estar saudável.
Produto para secar espinha:
Sem comentários:
Enviar um comentário